top of page
leminki p.jpg

A PRINCESA DO CARIRI

  • revistasarau2
  • 31 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Oswald Barroso



ree


O Crato é a Princesa do Cariri, título que dá a si mesma quem sabe por vaidade, figura de retórica de seus beletristas (que são muitos) ou talvez por conservar ainda hoje uma beleza que lembra a das sinhazinhas de antigamente. Sua feira, agora se estendendo ao longo da rua do canal, é ainda a atração das segundas, no Cariri. Adquirimos artefatos de flande e zinco, inclusive um belo fogão artesanal, panelas de barro, cadeiras de madeira com assento de couro e uma bela faca de cortar fumo. As mulheres da expedição compraram até vestidos para uso próprio. Alberto Aniceto, da famosa banda cabaçal, vendia pífanos de carregação na feira. Aproveitamos para marcar uma apresentação dos Irmãos Aniceto (talvez o mais interessante conjunto de música e dança popular do Ceará), no fim de semana, junto com o reisado das meninas, na Bela Vista.

Também no Crato, onde o povo ama o Pe. Cícero, embora a maior parte da elite o deteste, os artistas são muitos. Visitamos alguns deles, como o mestre xilógrafo Walderedo Gonçalves e os proprietários do Foto Saraiva, um dos mais antigos estúdios de fotografia em funcionamento no Estado. Os Saraivas retocam e colorem fotos a mão, não a lápis, como estamos acostumados a ver, mas ampliando a fotografia e recompondo a figura do retratado com tinta a óleo, o que torna o resultado uma verdadeira pintura. Na prática, a foto serve apenas de referência para o quadro que dela resulta. Recomendo para quem queira fazer um retrato imorredouro dos seus.

      Vimos também artesãs de belas colchas de retalhos e de bonecas de pano e um ferreiro genial, perto do Posto Fiscal, no alto da Batateira. Suas peças mais interessantes são os ferros de marcar animais e rapaduras. Depois de prepará-los de acordo com a encomenda do freguês, ele os testa nas portas da sua oficina, o que faz delas algo de valor inestimável. Resultado, tivemos que requisitá-las para o Memorial.


Oswald Barroso (1947-2024) - Dramaturgo, poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo brasileiro. Filho de Antônio Girão Barroso e Alba Cavalcante Barroso. Escritor, pesquisador de cultura popular e diretor teatral. Bacharel em Comunicação Social, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Antropologia da Arte, no Curso de Especialização em Arte e Cultura do Campo, da Universidade Federal do Cariri.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
V.4 N.8

A Revista Sarau tem articulado, a cada bimestre, partículas de um mosaico artístico-cultural de artistas de Língua Portuguesa das mais...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page